Acadêmicas do Instituto Ivoti recebem bolsa para estudar na Alemanha
- Categoria: Ensino Superior
- Data: 13/12/2021 00:00
Ivoti/Alemanha - A expectativa para 2022 é grande para as acadêmicas do Curso de Letras Português e Alemão do Instituto Ivoti. Alana Petry, Eduarda Dhein, Janaína Klein e Mariana Bühler receberam uma bolsa de estudos para passar um semestre na Universidade de Göttingen na Alemanha.
A previsão de embarque é para março do próximo ano com permanência até agosto. Auxílio com passagem, curso e moradia são importantes para as quatro contempladas, mas nada supera a expectativa de viver essa experiência de imersão da língua que estudam e pretendem lecionar.
Para se candidatar a essa experiência, as estudantes precisaram escrever um texto, em português, dizendo por que deveriam ser escolhidas e o que fariam para que isso se transformasse em um aprimoramento de suas formações. “Vai além da viagem, é uma oportunidade de imersão na cultura e, como futura professora de alemão, sei que estudar um idioma vai muito além de aprender a língua”, destacou Alana.
Eduarda pensou em uma proposta de aprendizagem para o contraturno da faculdade. Não estando no horário das disciplinas da Uni Göttingen, ela se propõe a assistir aulas em uma escola de Educação Infantil. “Pensei também em escrever um artigo sobre as didáticas e metodologias do ensino da língua alemã usada pelos professores de lá”. Essa é a terceira vez da acadêmica no país e a segunda pelo Instituto Ivoti. Janaína, a única do grupo que viaja ao país pela primeira vez, quer aprimorar a língua e alavancar seu nível de aprendizado. “Sei que teremos muitas atividades extras, não apenas nas aulas, mas como um todo e acredito que esse contato com a cultura da Alemanha vai agregar muito na minha bagagem como professora”, afirmou.
Mariana tem o desejo de observar as aulas e participar de grupos de estudo, além de aprender sobre metodologia de ensino e a docência. “Quero observar a didática e as metodologias que são utilizadas nas escolas alemãs para tornar o país reconhecido mundialmente pela educação de qualidade”, destacou Mariana. As acadêmicas vão cursar disciplinas que poderão ser utilizadas de forma curricular quando retornarem ao Brasil.
O intercâmbio está sendo promovido pela Deutscher Akademischer Austauschdienst (DAAD) uma organização alemã que promove intercâmbio acadêmico para estrangeiros.