Acadêmicas do Ensino Superior vivenciam últimos momentos na Alemanha

  • Categoria: Ensino Superior
  • Data: 20/06/2023 20:00
Acadêmicas do Ensino Superior vivenciam últimos momentos na Alemanha

Isadora Rangel e Laura Schossler, acadêmicas do Curso de Letras português e Alemão do Ensino Superior do Instituto Ivoti, estão vivenciando os últimos momentos na Alemanha. Elas participam do programa Deutscher Akademischer Austauschdienst (DAAD), uma organização alemã que promove intercâmbio acadêmico para estrangeiros. O mesmo programa já beneficiou outros seis acadêmicos do Instituto Ivoti com intercâmbios para ter aulas na Georg-August-Universität Göttingen.

As estudantes estão no período de provas finais e o retorno ao Brasil está previsto para agosto. Para Laura os primeiros meses foram desafiadores e incríveis. “Cada dia aqui é uma novidade. Uma das coisas que mais gostei são minhas colegas de moradia. Tive a sorte de serem só meninas. Então, imagina, é demais! Um dos meus objetivos quando vim pra cá era desenvolver a autonomia e aprender a ficar sozinha. Esses pontos realmente foram bem desafiadores no início, porém agora estou super orgulhosa do meu progresso. Com certeza cresci muito como pessoa aqui”, destacou. Laura também teve a oportunidade de conhecer Berlin, Hannover, Hamburg, Quedlinburg (com o grupo de internacionais que tem aqui) e Köln. Ela ainda pretende conhecer München e Stuttgart.

Laura ainda destaca que sua maior dificuldade foi aprender a ficar na própria companhia. “No início essa parte foi a mais complicada, porém agora estou tirando praticamente de letra. Na parte da universidade, minha maior dificuldade é o vocabulário que estamos vendo em aula. É muita palavra para memorizar, mas nada que listas e post it não ajudem” ressalta.

Para Isadora, a adaptação inicial também foi intensa: “início a enorme quantidade de novidades me deixaram atônita e exausta. Mas assim que fui me acostumando à nova rotina, fui podendo relaxar e explorar mais as possibilidades que a minha residência aqui proporciona. Hoje em dia não sinto muitas dificuldades e conto com o apoio dos meus amigos daqui, que passam por situações parecidas”, ressaltou. Ela ainda teve a oportunidade de reencontrar dois intercambistas que estiveram no Instituto Ivoti em 2022, Lisa Widegreen e Ferdinand Keune. Além de novos amigos que, segundo ela, a fazem se sentir em casa. “A cidade também possibilita uma vivência multicultural diária e eu amo ouvir sobre outros costumes e culturas. Além disso, alegram-me os inúmeros eventos e passeios”, disse. Isadora já teve a oportunidade de conhecer Rosdorf, Lübeck, Berlin, Hannover, Frankfurt, Hamburg, Weimar, Duderstadt, Kassel, Eisenach e Bad Harzburg.

Acompanhe o Instituto Ivoti

Assine a nossa newsletter e receba direto no seu e-mail nossas novidades e informações.