Acadêmicas da Alemanha tem aula de Oratória e Corporeidade e apresentam trabalho final em português
- Categoria: Ensino Superior
- Data: 06/01/2023 16:00
As acadêmicas da Universidade de Göttingen, Alina Lux e Lisa Widegreen, encerraram seu semestre no Instituto Ivoti e já retornaram para a Alemanha. Elas participaram de diferentes atividades ao longo de sua estada na instituição e uma delas foi a disciplina Oratória e Corporeidade, que é compartilhada pelos docentes Ângela Musskopf e Marcelo Fröhlich.
Durante as aulas os acadêmicos são desafiados a realizar várias atividades que visam melhorar o conhecimento de seu próprio corpo bem como refletir sobre a máxima “o corpo fala”. Exercícios de oratória enriquecidos por reflexões guiam os alunos a realizarem uma apresentação final combinando postura corporal e fala. É uma disciplina de tronco comum entre as licenciaturas, então, participam alunos de diferentes cursos. “A língua portuguesa é uma das mais difíceis de ser aprendida, assim o desafio das duas acadêmicas foi enorme. Contudo, semana após semana, utilizando o idioma para se comunicar e realizando aulas para aperfeiçoar suas competências, elas conseguiram realizar a tarefa final com êxito”, destacou a professora Ângela.
Lisa, que acompanhava as aulas do Curso de Letras Português e Inglês, elogiou as atividades realizadas: “A aula foi muito boa e os professores são entusiasmados e convincentes. Aprendi muito sobre a dinâmica de grupo, a importância da confiança e estruturas hierárquicas. Embora meu português não fosse muito bom no início, consegui acompanhar as aulas, pois eram realizados jogos com uma boa didática de ensino. Na segunda metade do semestre meu português melhorou e pude acompanhar as aulas mais teóricas sobre linguagem corporal e apresentar um discurso dirigido aos colegas”, destacou a acadêmica.