Acadêmica escolheu o Letramento Argumentativo como tema do seu TCC
- Categoria: Ensino Superior
- Data: 13/08/2020 00:00
Ivoti - Onze formandos do Ensino Superior do Instituto Ivoti apresentaram seus Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) no primeiro semestre de 2020. Os acadêmicos de Licenciatura em Pedagogia, Língua Portuguesa e História apresentaram em bancas online no dia 20 de junho (confira a notícia aqui) e alguns desses trabalhos receberam destaque.
Hoje vamos mostrar a entrevista com a acadêmica Tatiana Caroline Dresch que escolheu como tema LETRAMENTO ARGUMENTATIVO: trilhas para o desenvolvimento da competência argumentativa no ensino de Língua Portuguesa e foi orientada pela Profª Dra. Marguit Goldmeyer.
Confira os demais trabalhos já destacados: Davidson de Melo, Gabrieli Bender e Thainá da Silva
Por que escolheu esse assunto para desenvolver como trabalho de conclusão?
Tatiana: Em tempos de contradições, (in)verdades, argumentar com competência, torna-se fundamental. A escolha desse tema foi através de experiências e reflexões acerca da prática do Letramento Argumentativo tendo como foco de pesquisa o Letramento Argumentativo e o papel da Língua Portuguesa na formação do cidadão crítico e comprometido com sua sociedade. Partindo de um questionário, visou-se verificar a eficácia, ou não, do método do Letramento Argumentativo, por meio da prática exercida na disciplina de Laboratório de Ensino de Língua Portuguesa que aprimorou o pensamento crítico e reflexivo. Em meio ao cenário atual, a investigação contou como estratégia metodológica a partir de um questionário aplicado aos acadêmicos do Instituto Ivoti por meio da plataforma do google forms.
Qual foi a principal conclusão a que chegou após o término da tua pesquisa?
Tatiana: Esta pesquisa trouxe uma inspiração para mim. Contribuiu significativamente para minhas reflexões acerca do espaço e da riqueza da competência argumentativa no ensino da Língua Portuguesa na Educação Básica. Segundo a pesquisa do questionário online respondido pelos acadêmicos, o Letramento argumentativo ajuda a desenvolver nos alunos a competência crítica, reflexiva e também criativa. Em decorrência deste enfoque, destaca-se o Letramento Argumentativo como uma estratégia de ensino que deve ser mais explorada nas aulas de Língua Portuguesa. De um modo geral, a pesquisa mostrou que o Letramento Argumentativo é eficiente em questões que visam ao exercício e o desenvolvimento da prática argumentativa no contexto escolar. O Letramento Argumentativo é uma nova prática que diversifica os atuais métodos levando os alunos e serem aptos a serem críticos argumentando sua tese, através das atividades ligadas à competência argumentativa
Qual recado gostaria de deixar para os formandos de 2020/2 sobre a elaboração do TCC?
Tatiana: Deixo uma mensagem aos formandos 2020/2 para que sejam resilientes!
Sobre pontes...
Ser resiliente é por vezes querer recuar, mas saber que fazendo isso não veja nada e possa se afogar.
Ser resiliente é sem pontes ter que nadar sem saber nadar…apenas nadar.
E aí chegar ao outro lado do rio
molhado…mas limpo...
Assim, ao olhar o rio sentir orgulho pois não sabendo nadar nadou, mas sim aprendeu na marra e não se afogou!
Assim, aprender que pontes são instáveis pois com a corrente forte, ou em meio ao temporal podem se ir...
Duas alternativas:
Ou você se joga na água e tenta nadar...ou......
Definição simples de o que é a resiliência.
Resiliente é saber o momento de pausar.... para assim enfrentar os rios da vida sem pontes por vezes!