Acadêmica da aulas de Portugues em sua terra natal: São Paulo das Missões
- Categoria: Ensino Superior
- Data: 01/10/2020 00:00
Ivoti - Os acadêmicos do Ensino Superior do Instituto Ivoti realizam seus estágios em diferentes escolas da região e, em 2020, a estudantes de Letras Português e Alemão Fabiane Reinke retornou para sua cidade natal para realizar a prática.
Fabiane voltou para São Paulo das Missões, região em que sua professora, Marguit Goldmeyer, já trabalhou como coordenadora de Língua Alemã no ano de 1988. Outra feliz coincidência é que o estágio da Fabiane está sendo feito na turma da professora Lóise Thomas, que participou dos cursos ministrados pela professora Marguit. “Naquela época não tinha movimento nenhum no ensino da língua alemã na Região das Missões , precisávamos ensinar a dar aulas e o idioma ao mesmo tempo. Esse movimento da Fabiane, tanto de estudar alemão quanto do retorno para sua cidade, mostra como foi um trabalho muito bem estruturado”, destacou Marguit.
“Para mim, é uma grande honra poder retornar para a Escola Estadual Professor Francisco José Damke, agora como colega dos meus professores do Ensino Médio. Entrei na faculdade com o desejo de um dia realizar algum estágio aqui na região das Missões, mas claro que 500 km dificultavam bastante a situação. Hoje vejo que tudo acontece no momento e da forma que deve acontecer. Está sendo uma experiência incrível, por mais que não tenha contato presencial com os alunos, adaptamos as atividades e realizamos encontros on-line”, destacou Fabiane. Segundo ela, em tempos de pandemia a adaptação foi necessária de diferentes maneiras, mas é um processo que está trazendo muitos aprendizados. “É muito bom poder explorar novas metodologias de ensino, tanto como aluna quanto agora como Professora, e levar isso para os alunos”, afirmou.
A professora Lóise recorda com carinho as aulas que teve com a professora Marguit e hoje disse estar muito feliz com o retorno de sua aluna: “é um prazer enorme receber minha ex-aluna agora como professora. A Fabiane sempre foi uma excelente aluna e assim ela está sendo como estagiária. Estamos vivendo uma época difícil, mas a Fabiane veio com muitas ferramentas online e está realizando um estágio maravilhoso. Não são só alunos, mas também eu que estou aprendendo com ela”, salientou Lóise. A professora também ressaltou a importância desse retorno às raízes. “Dar valor a sua cidade natal, ao lugar de onde vem e valorizar o que aprendeu aqui, ao mesmo tempo que mostra o que aprendeu quando esteve fora, também incentiva a outros jovens de seguirem o caminho da docência e mostra que ser professor é maravilhoso, além de profissão é uma vocação”, concluiu Lóise.
Com um sentimento de gratidão, Fabiane ressaltou que é um prazer poder retribuir e colaborar com a escola que fez diferença na sua vida. “Essa experiência é o reflexo do compromisso e da marca que a Escola Damke deixa nos seus alunos, um compromisso sério e exemplar com a educação e uma marca profunda nos corações de todos aqueles que passam por essa escola! É incrível poder realizar um sonho com pessoas tão especiais e que marcaram minha vida! Só tenho a agradecer pela oportunidade”, finalizou a acadêmica.