A vida e as bolhas de sabão
- Categoria: Mensagem da Pastoral
- Data: 09/10/2019 00:00
Eclesiastes 5.8-20
Se Deus der a você riquezas e propriedades e deixar que as aproveite, fique contente com o que recebeu e com o seu trabalho. Isso é um presente de Deus. (v. 19)
No parque, vi uma garotinha fazendo bolhas de sabão. Sua alegria era enorme ao ver as bolhas coloridas flutuarem no ar. Sem mais nem menos, elas explodiam, e a tristeza da menina era visível. Tudo o que temos ou conseguimos em nossa vida se parece com as bolhas de sabão. Quanto esforço para fazê-las. Pensamos que tudo depende de nós: agilidade, inteligência e preparo. Quando menos esperamos, acontecem perdas, crises, e a vida vira de cabeça para baixo. Muitas pessoas se desesperam e cometem loucuras nesses momentos.
No que se resume a vida? Somos movidos por sonhos e esperanças, que nem sempre são os nossos. Há uma sociedade com seus valores e sistemas que nos fazem girar com a massa e fazer bolhas de sabão coloridas. Assim consumimos ilusões e tempo com aquilo que não dá efetivo sentido à vida.
Ficar contente com aquilo que se faz, com o trabalho, isso dá sentido ao viver. O Sábio diz que isso é presente de Deus. O objetivo do fazer não deveria estar no enriquecer ou correr atrás do vento, mas no servir a Deus e às pessoas. Pois se faço é porque posso, recebi de Deus. Ele me capacita, me dá forças, saúde, compreensão. E tudo o de que preciso é saber partilhar, fazer bom uso do melhor que recebi. Fazer a diferença na vida das pessoas é o que enche nosso coração de alegria. Foi isso que Jesus nos ensinou.
Texto do livro Castelo Forte