Ensino Superior, uma história de desafios

  • Categoria: Ensino Superior
  • Data: 20/03/2017 00:00
Ensino Superior, uma história de desafios

Ivoti – Desde o início do ano o Ensino Superior do Instituto Ivoti tem uma nova direção. A professora e mestre, Doris Helena Schaun Gerber assumiu a direção-geral após 14 anos como diretora pedagógica da instituição. Formada com mestrado em educação pela Unisinos, Doris tem pedagogia pela Universidade Federal de Pelotas e especialização em psicopedagogia pela PUCPR. A professora acompanhou de perto o processo de criação do Ensino Superior em Ivoti.

“Eu acompanhei essa gestação dia a dia, pois fui convidada pela mantenedora para coordenar o processo de implantação do Instituto Superior. Foi um desafio”, destacou a docente. Doris contava com um grupo de professores da Educação Básica que se reunia semanalmente e juntos foram atrás de pessoas que pudessem orientar essa nova caminhada. Como até o momento a formação de professores era vinculada a universidades, as informações foram buscadas em institutos da Argentina e do Paraguai.

Para Doris a formação de professores é um desafio, especialmente considerando que o jovem precisa ser inspirado no desejo de ser professor.

Confira a entrevista e saiba mais sobre o início do Ensino Superior em Ivoti:

- Em que ano o Instituto Ivoti passou a ter ensino superior?

Doris: O processo iniciou após a mudança na LDB nº 9394, lei que instituiu a obrigatoriedade da formação de professores em nível superior para atuar na educação básica e possibilitou a criação dos Institutos Superiores, isso em 1996. Assim, no ano seguinte começamos a trabalhar nesse projeto, em 2002 tivemos a aprovação do MEC para o curso Normal Superior – Licenciatura para os Anos Iniciais do Ensino Fundamental e, em 2003, o Instituto recebeu sua primeira turma de acadêmicos.

- Como surgiu a oportunidade de instaurar nível superior no Instituto Ivoti?

Doris: Com a mudança na lei, que dizia que a formação de professores para educação básica deveria ocorrer em universidades e institutos superiores de educação e que a formação mínima admitida para o exercício do magistério na educação infantil e nos anos iniciais seria a oferecida em Nível Médio, no curso normal, a nossa mantenedora assumiu que precisávamos nos adequar para manter a tradição de formação de professores e lideranças comunitárias. Partimos da experiência acumulada em nível médio pensando na qualificação desses profissionais em nível superior, sempre questionando que indivíduo queremos formar? E a resposta era direcionada para o caminho da formação humana associada à competência teórica e prática.

- Como foi esse primeiro ano?

Doris: Foi um desafio grande. A maioria das alunas eram professoras que já atuavam, mas precisavam se adequar à legislação. Elas tinham a experiência da prática, mas precisavam justificá-la na teoria. No início esses institutos não foram bem vistos pelas universidades, que diziam que a formação era superficial. Hoje, 14 anos depois, o tempo mostrou que não era assim. Em nossa primeira avaliação de curso pelo MEC/Inep (2006) já conquistamos o conceito mais alto, 5, e com este resultado fomos uma das seis instituições gaúchas com nota máxima e a 3ª colocada na classificação geral no Brasil. Na avaliação divulgada em 2009 mantivemos o conceito 5, fomos a melhor instituição privada do RS na categoria “faculdade isolada” e a 2ª instituição no ranking das instituições de formação de professores no Brasil. Os resultados divulgados em 2011 e os de agora, mantém nosso Instituto na elite do ensino superior para formação de professores.

- Hoje, como é o Ensino Superior do Instituto Ivoti?

Doris: Crescemos como instituição! E com muito orgulho afirmamos que nascemos com o DNA da formação de professores. Com o tempo também agregamos outros cursos, pensando nas atividades que permeiam também a Educação Básica e são o forte da instituição: música, história, geografia, letras (língua portuguesa, português-alemão e português-inglês). Em todos os cursos de licenciatura trabalhamos com a construção da identidade docente, do conhecimento, da ética. Também oferecemos cursos de extensão e de pós-graduação. A maioria dos cursos de extensão ocorrem em parceria com as prefeituras municipais da região e os de pós-graduação, a cada ano apresentam propostas diversificadas para ir ao encontro das novas demandas.

 

Departamento de Comunicação Instituto Ivoti – Vanessa Pustai

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