O Instituto Ivoti acredita na importância da pesquisa e da cooperação internacional no âmbito do ensino superior. Nesse sentido, busca incentivar seus estudantes e professores a participarem de projetos de pesquisa em parceria com instituições internacionais, a fim de fomentar o intercâmbio de conhecimento e experiências.
LBI – Lehrer Bildungsinstitut - Traineeprogramm für DaF-Junglehrer*innen
Realização, em parceria com o LBI, do Curso de Especialização em Planejamento e Prática do Ensino da Língua Alemã por Competências / Traineeprogramm für DaF-Junglehrer*innen
FLinKUS
Forschendes Lernen zum Sprachsensiblen Fachunterricht in Kollaborativen Unterrichts- und Schulentwicklungsprozessen / Aprendizagem investigativa para o ensino de disciplinas sensíveis à língua em processos colaborativos de desenvolvimento de ensino e escola. Saiba mais em FLinKUS.
GIP (Germanistische Institutspartnerschaften / DAAD)
A rede de cooperação envolve 6 países, Argentina, Brasil, Paraguai, Japão e Coréia do Sul, e tem como foco principal a “Aprendizagem baseada na pesquisa” (Forschendes Lernen) no âmbito da formação de professores de língua e literatura alemã. Saiba mais em Germanistische Institutspartnerschaften weltweit (GIP weltweit) - DAAD.
BEST EXCHANGE – Brazilian, Estonian, Swedish Teacher Exchange
O BEST Exchange oferece aos estudantes de graduação do Instituto Ivoti e das demais universidades parceiras várias oportunidades diferentes de intercâmbio internacional sobre temas atuais no contexto de ensino e escola. Saiba mais em BEST Exchange - Georg-August-Universität Göttingen.
Internacionalização Curricular
Como parte do itinerário formativo do curso de Letras, Potuguês e Inglês, são oferecidas aos estudantes as certificações metodológicas TKT (Teaching Knowledge Test), emitidas pela Cambridge University. O TKT é formado por uma série de testes, distribuídos em cinco módulos que podem ser feitos em qualquer ordem ou combinação, como "Base para ensino e aprendizagem de idioma"; "Planejamento de aula e uso de recursos para ensino de idioma"; "Controle dos processos de ensino e aprendizagem". Saiba mais em: TKT (Teaching Knowledge Test) | Cambridge English.
Já os estudantes de Letras, Português e Alemão acessam, durante a realização de seu curso, o Deutsch Lehren Lernen (DLL), um programa de treinamento e formação continuada do Goethe-Institut. O DLL foi desenvolvido de acordo com o estado da arte das pesquisas no campo do alemão como língua adicional (DaF) e incorpora uma abordagem didática inovadora para a formação de professores: a pesquisa-ação. O DLL oferece tarefas baseadas na observação sistemática e análise das atividades de ensino utilizando trechos de filmagens de aulas em diferentes países ao redor do mundo. Os vídeos ajudam a compreender o processo de ensino, a olhar criticamente para conceitos pedagógicos e metodológico-didáticos e, desta forma, melhorar as próprias competências profissionais. Saiba mais em: O que é DLL? - Goethe-Institut Brasil.
Virtual Exchange
O curso de Letras, Português e Inglês possibilita a participação de seus estudantes no Virtual Exchange for Global Education in Foreign Language Teaching, por meio do qual os acadêmicos do Instituto Ivoti trabalham com estudantes da Universidade de Göttingen, da Alemanha, da Faculdade Acadêmica Árabe para a Educação, de Israel e da Universidade de Gazi, da Turquia, analisando e comparando seu contexto local e global, planejando colaborativamente seu próprio Intercâmbio Virtual. Além disso, cada equipe elabora planos de aula para serem utilizados com alunos da Educação Básica dos quatro países na disciplina de inglês, usando o conceito Complex Competence Task do Prof. Dr. Wolfgang Hallet como base, ligando-o a, pelo menos, um dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas.