A avaliação externa é resultado de avaliações realizadas pela Comissão Própria de Avaliação - CPA, pelo Exame Nacional de Desempenho de Estudantes - ENADE, pelo Índice Geral de Cursos - IGC, assim como por notícias veiculadas nos meios de comunicação a respeito do trabalho da instituição.
O Ensino Superior no Instituto Ivoti iniciou as suas atividades em 2003, dando continuidade a longa experiência na formação de professores que já vinha sendo promovida pela Instituição. Neste breve período de atuação foram conquistados bons índices nas avaliações do Ministério da Educação - MEC, tanto no ENADE quanto no IGC.
O ENADE é aplicado a estudantes que estão no início do curso e aos que estão cursando o último ano dele, visando averiguar o nível de conhecimento deles no início, bem como ao final do curso.
O MEC/INEP divulgou no dia 31 de agosto de 2009 o Índice Geral de Cursos (IGC) das instituições de ensino superior brasileiras. O IGC é um índice avaliativo das instituições de ensino superior brasileiras e considera a qualidade dos cursos de graduação e de pós-graduação (mestrado e doutorado), bem como a infra-estrutura e as instalações físicas, os recursos didático-pedagógicos e o corpo docente da instituição.
O resultado final da avaliação é expresso em valores contínuos que vão de 0 a 500 e em faixas que vão de 1 a 5.
Nas últimas avaliações, o Instituto Ivoti teve os seguintes resultados:
No ENADE de 2006, foi uma das seis instituições gaúchas de ensino superior que obteve a nota 5 (máxima).
No IGC de 2007, obteve a nota 5 (máxima), 419 pontos (de um total de 500), 13º lugar no ranking geral de todas as instituições de ensino superior brasileiras. Foi uma das 3 instituições com nota 5 no Rio Grande do Sul - RS, a melhor instituição privada do RS na categoria "faculdade isolada", única instituição privada da Região Sul do Brasil com a nota 5 (máxima) e a 2ª instituição no ranking das instituições de Formação de Professores no Brasil.
No IGC de 2008, repetem-se os excelentes resultados obtidos pelo Instituto Ivoti em 2007: 419 pontos, nota 5 (máxima), 11º lugar no ranking geral das 2001 instituições de ensino superior brasileiras avaliadas, uma das três instituições com nota 5 no RS, melhor instituição privada do RS na categoria "faculdade isolada", única instituição privada da Região Sul do Brasil com a nota 5 (máxima) e 1º lugar no ranking nacional das faculdades isoladas, na formação de professores.
No ENADE2014 - O Curso de Pedagogia manteve a nota máxima (5) e o curso de Música obteve a nota 3;
No IGC 2014 - No IGC 2014 o Instituto Ivoti manteve nota 4.
A avaliação institucional interna, chamada de auto-avaliação, é coordenada e realizada pela Comissão Própria de Avaliação - CPA e incorpora as dimensões sugeridas pelo Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior - SINAES.
A CPA tem como objetivo conduzir os processos internos de avaliação institucional em suas diferentes etapas: organização dos instrumentos aplicados a professores, estudantes, pessoal técnico-administrativo e comunidade externa; tabulação dos dados; organização de relatórios; divulgação dos resultados; proposição de ações visando ao aprimoramento do processo de auto-avaliação.
Os membros da CPA se reúnem regularmente, coordenando, articulando e realizando ações de forma continuada, interativa e participativa e contribuindo com o processo permanente de avaliação da instituição, bem como auxiliando na devolução dos resultados das ações avaliativas aos diversos setores envolvidos.
Os resultados obtidos com o processo de auto-avaliação institucional e divulgados pela CPA são incorporados no planejamento da gestão acadêmico-administrativa do Instituto Ivoti. Especificamente em relação aos cursos, a direção pedagógica e as coordenações dos cursos consideram as informações obtidas e fazem os respectivos encaminhamentos com docentes e com estudantes, definindo ações a serem implementadas. Com os professores, o compartilhamento dos resultados da avaliação é realizado em reuniões gerais de professores. Os estudantes são informados através de reunião e exposição de gráficos em quadro mural nos corredores da Instituição e/ou quadros murais das salas de aula. Além disso, as coordenações de curso dialogam regularmente com cada professor para refletir sobre seu desempenho acadêmico e também é sensível às manifestações dos estudantes. Membros da Comissão Permanente de Avaliação - CPA.
A composição da CPA segue a orientação do MEC e é normatizado por Regimento Interno.
- Dra. Raquel Dilly Konrath
Coordenadora da CPA - Loreane Cristine Meine
Representante do Corpo Técnico-administrativo - Secretária da CPA - Me. Marcelo Augusto Fröhlich
Representante do Corpo Docente - Nicoly Taís Amaral Câmara
Representante do Corpo Discente - Flávio Adolfo Tietze
Representante da Sociedade Civil Organizada - Raul Dalla Barba
Representante da Sociedade Civil Organizada - Dra. Renati Fronza Chitolina
Representante da Sociedade Civil Organizada
Relatórios:
- Relatório Parcial de Autoavaliação 2023
- Relatório Parcial de Autoavaliação 2022
- Relatório Parcial de Autoavaliação 2021
Contate a CPA: cpa@institutoivoti.com.br
Infraestrutura
Campus
Com 60.000 metros quadrados de área total e 15.000 metros quadrados construídos, o campus do Instituto Ivoti contempla estrutura física que atende crianças a partir dos 4 meses até o Ensino Superior, com ampla área arborizada e espaços para convivência.
Biblioteca
A biblioteca existe desde 1909. Foi oficializada em 04/01/1954 e registrada com o nome de Biblioteca Machado de Assis no Instituto Nacional do Livro - MEC em 20/05/1976, procurando homenagear através do nome, um dos mais reconhecidos escritores brasileiros. A biblioteca, que possuí uma área total de 599,30 m2, está localizada no segundo piso do Prédio G do Instituto Ivoti, inaugurado em outubro de 2004.
Possui uma estrutura moderna, confortável e bem equipada, estando sempre disponível aos seus alunos, professores, funcionários, assim como para a comunidade externa. Comentários ou sugestões, escreva para biblioteca@institutoivoti.com.br.
Auditório
Reuniões com pais, palestras, aulas de teatro, ensaios de grupos, orquestras musicais e espetáculos diversos fazem parte da rotina do auditório do Instituto Ivoti. Com capacidade para 350 pessoas, este ambiente também recebe eventos do município de Ivoti e região.
Laboratório de Ciências
O Instituto Ivoti dispõe de um laboratório de Ciências da Natureza, que é uma sala especial para a realização de experiências e pesquisas científicas, onde os estudantes podem fazer o uso de materiais próprios e dos equipamentos existentes para os estudos de Biologia, Física e Química.
O Laboratório de Ciências da Natureza, é um ambiente que permite o desenvolvimento de atividades teórico-práticas, que instiga os estudantes a:
-
Conhecer diferentes maneiras de obter informações, levantando, selecionando e confirmando hipóteses, através de experimentos e observações;
-
Desenvolver o espírito investigativo, conhecer e utilizar no cotidiano conhecimentos de Biologia, Física e Química;
-
Articular conhecimentos das Ciências da Natureza com o conhecimento de outras áreas do saber;
-
Trabalhar em grupo e desenvolver a capacidade de liderança focada em resultado concreto;
-
Avaliar situações-problema, através de metodologias científicas.
Laboratórios de Informática
O Instituto Ivoti conta com 3 laboratórios de informática que são utilizados por todos os níveis de ensino, desde a Educação Infantil, até o Ensino Superior. Além do sistema operacional Windows, os computadores possuem o sistema operacional Ubuntu para a familiarização com uma distribuição Linux.
O Instituto Ivoti também possui um laboratório móvel de Chromebooks, que permite o uso dos recursos tecnológicos na sala de aula.
Acesse aqui o Regimento Interno dos Laboratórios de Informática.
Sala de Robótica
Refeitório
O Instituto Ivoti oferece aos alunos, pais e comunidade escolar um refeitório nas dependências do campus.
A instituição preza por uma alimentação saudável e dá preferência sempre que possível por alimentos sem agrotóxicos, gordura hidrogenada, corantes e conservantes.