Seis alunos do Instituto Ivoti são medalhistas em Olimpíada de Ciências
- Categoria: Educação Básica
- Data: 01/11/2023 17:00
Estudantes do Instituto Ivoti são medalhistas na Olimpíada Nacional de Ciências (ONC). Natália Kroetz Goedtel, do 7º ano do Ensino Fundamental, e Giovanna Vargas da Silva, do 3º ano do Ensino Médio, irão receber medalhas de ouro. Além delas, mais quatro alunos foram medalhistas na ONC.
Pedro Henrique Sanches Pauliello, do 1º ano do Ensino Médio, foi medalha de bronze. Jasmine Dias Vanzella, 3º ano do Ensino Médio, Poliana Wust Mattes e Alicia Dos Santos Ribas, ambas do 1º ano do Ensino Médio, foram menção honrosa na competição.
Natália e Giovanna ficaram surpresas com o resultado. “Foi a primeira vez que participei e antes da prova eu estudei as questões que a professora Janaíne Melchiors tinha passado”, disse Natália. “Achei as perguntas bem complexas e fui incrementando minhas respostas com calma, isso ajudou, mas não esperava a medalha de ouro”, destacou Giovanna. Ela ainda falou que usou os conhecimentos aprendidos nas aulas dos professores Patrícia Fries, Márcio Walter e Alessandro Terme.
A Olimpíada Nacional de Ciências estava dividida em duas fases com provas online: a 1ª fase com questões objetivas e a 2ª fase com questões dissertativas. A professora Patrícia Fries explicou que faz alguns anos que o Instituto Ivoti participa da Olimpíada. A participação é livre, os alunos são convidados a realizar a prova, que ocorre no formato online. A primeira etapa é de questões objetivas e a segunda etapa é dissertativa. “É importante estimular os alunos a participar de avaliações externas, tanto como autoconhecimento quanto como aprendizagem. O contato deles com as provas de Olimpíadas amplia o rol sobre as discussões atuais que envolvem as Ciências da Natureza e permite a análise e aprendizagem referente aos tipos de questões oferecidas”, destacou. A professora Deise Rott concordou com as colocações e ressaltou ainda o desenvolvimento de habilidades como raciocínio lógico, criatividade, capacidade de resolver problemas, entre outras. “Através da participação dos nossos alunos na Olimpíada Nacional de Ciências, desejamos estimular e despertar o interesse deles nos estudos das Ciências da Natureza e ainda desafiá-los visando o aprimoramento de suas formações”, concluiu.