Metodologia ativa: o foco na interação do aluno
- Categoria: Ensino Superior
- Data: 29/09/2017 00:00
Ivoti – A mestra Maidi Dalri esteve no VI Congresso Sala de aula e sentidos: O que aprender? com o tema Metodologias ativas. Ela falou sobre a importância de buscar soluções e do quanto ainda precisa ser feito quando se fala de educação.
“Precisamos lançar um novo olhar para a construção e possibilidades do ensino. Não podemos ter medo de buscar soluções que desconhecemos”, afirmou. Para Maidi, admitir a existência do desconhecido é necessário, pois a busca por conhecimento é constante e positiva. Ela acredita que conversa e interação são sempre positivas e é preciso diminuir o radicalismo em sala de aula e admitir o desconhecido.
Segundo Maidi, as crianças são naturalmente ativas e isso vai sendo podado ao longo da vida escolar. “A criança já vem pela busca da descoberta. O adulto precisa ser convencido do benefício da ação”, afirmou. A mestra relatou que é preciso fugir das armadilhas do conhecimento e tirar o medo da escola. “São as perguntas que movem o mundo, não esperem até estar prontos para levar coisas novas aos alunos. A aprendizagem colaborativa é ativa”, disse.
Departamento de Comunicação Instituto Ivoti – Vanessa Pustai