Grupo cênico DEXAQUETO participa da 39ª Atese
- Categoria: Educação Básica
- Data: 26/09/2017 00:00
Ivoti – Nos dias 13, 14 e 15 de setembro o grupo cênico DEXAQUETO participou da 39ª edição da Amostra de Teatro da Rede Sinodal (Atese), no Colégio Mauá de Santa Crus do Sul. Acompanhados do professor Edmar Galiza, o grupo apresentou um trabalho baseado em depoimentos de sobreviventes e participantes do Holocausto (judeus/judias e guardas nazistas).
Em cena foram projetadas imagens de barbáries da atualidade: contra homossexuais, população negra e indígena, guerra da Síria, fome, miséria. Tentando misturar a fala de décadas atrás com imagens do cotidiano. O espetáculo iniciou com o discurso de Hitler e terminou com o discurso do Chaplin, do clássico: o grande ditador. “O maior desafio cênico e estético para essa gurizada foi ter a velocidade e a dose certa para sentir e fazer sentir. Me orgulho muito desses artistas”, afirmou Edmar. A música foi executada ao vivo, com um contrabaixo, violoncelo, violino e clarinete.
Segundo o professor, fazer um teatro sobre os traumas, tramas e horrores da guerra, não significa mostrar cenas para apagar ou amenizar essa dívida humana, mas lembrar e advertir que essa parte da história jamais será esquecida ou liquidada. “Nossos personagens não falarão pelas vítimas, mas o intuito é fazer ressoar o silêncio”, finalizou.
O grupo contou também com o apoio do professor Diego Barbosa d'Avila Araujo, na montagem do espetáculo.
Departamento de Comunicação Instituto Ivoti – Vanessa Pustai