Ensino Superior do Instituto Ivoti recebe visita do MEC

  • Categoria: Ensino Superior
  • Data: 31/08/2018 00:00
Ensino Superior do Instituto Ivoti recebe visita do MEC

Ivoti - O Ensino Superior do Instituto Ivoti recebeu a visita da comissão de avaliadores designada pelo MEC/INEP para reconhecimento do curso de licenciatura em Geografia. Os professores Rúbio José Ferreira e Lucas da Silva estiveram na instituição nos dias 27, 28 e 29 de agosto. A comissão visitou as instalações, realizou reuniões e entrevistas para checar as informações disponibilizadas antecipadamente pela instituição, sendo assim possível construir uma visão da realidade que subsidie a elaboração de um relatório nos parâmetros dos Instrumentos de Avaliação Externa do MEC/Inep.

Os pontos fortes destacados pelos avaliadores foram o foco da instituição na formação de professores, o Projeto Pedagógico do Curso construído pelo próprio grupo de professores e a parceria do Ensino Superior com a Educação Básica.

O professor Thiago Safadi, Coordenador do curso de Geografia, destacou que dentro do universo de possibilidades de ações oferecidas pela instituição aos seus alunos, a relação junto ao núcleo de extensão do Ensino Superior, tem ajudado a fomentar uma característica muito importante no atual cenário produtivo do mercado de trabalho: uma atualização e formação profissional permanente. “A complexidade do mundo contemporâneo exige cada vez mais que as aprendizagens sejam relevantes para nossa inserção social, sendo, coerentes com as aplicações profissionais e os projetos de vida pessoais. Nesse sentido, a ciência geográfica se caracteriza por suscitar discussões críticas que ajudam pessoas, comunidades, instituições e governos a construir novos caminhos, buscando compreender e estabelecer alternativas para as crises humanitárias global, inserido num contexto de inovação, educação e ética”, disse.

A diretora do Ensino Superior. Doris Gerber, acredita no projeto do curso e no trabalho dos seus docentes e destaca que o curso tem um grande potencial de empregabilidade de egressos, principalmente pelas demandas sociais e pela falta de professores de Geografia com formação para atender as escolas na região.

O papel da geografia como da história é de estimular nos alunos e professores a reflexão sobre o campo operatório da ação humana ao longo do tempo no espaço, interpretando a realidade que nos cerca e compreendendo a gênese dessas transformações. Os conhecimentos geográficos vão além da sala de aula e devem servir, antes de mais nada, para uma construção social crítica da nossa realidade. Foi com essa visão do ensino da Geografia que o Instituto Ivoti recebeu a visita do MEC e foi agraciado com inúmeros elogios.

A instituição fica agora no aguardo da publicação da avaliação final, que resultará em um conceito para o curso de Licenciatura em Geografia.

 

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