Coordenadores de Língua Alemã do Sul do Brasil se reúnem para formação e troca de experiências em Foz do Iguaçu
- Categoria: Idiomas
- Data: 05/03/2025 17:00

Nos dias 24 e 25 de fevereiro, coordenadores de língua alemã de escolas do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná participaram de um encontro formativo em Foz do Iguaçu. O evento contou com a presença de professores alemães enviados para atuar nas instituições brasileiras e foi conduzido por Thomas Voskuhl, coordenador geral de língua alemã.
O principal foco da formação foi a prova de proficiência Deutsches Sprachdiplom (DSD), especialmente o exame DSD-2. Durante o encontro, os participantes discutiram questões pedagógicas, elaboraram materiais didáticos para o exame e também abordaram oportunidades de formação para professores de língua alemã. Além disso, o grupo explorou possibilidades de estudo na Alemanha para os alunos das escolas participantes.
A programação incluiu atividades externas, como visitas à Usina Hidrelétrica de Itaipu e às Cataratas do Iguaçu. A ida a Itaipu, considerada a segunda maior hidrelétrica do mundo, teve um propósito educativo, permitindo aos coordenadores relacionar a temática da produção de energia limpa com os conteúdos abordados na prova DSD.
O evento foi avaliado como extremamente produtivo pelos participantes, destacando-se pela troca de experiências entre os coordenadores e pela oportunidade de conhecer diferentes modelos de ensino da língua alemã em escolas da região.
Escolas participantes:
Rio Grande do Sul:
- Instituto Ivoti
- Colégio Sinodal (São Leopoldo)
- Colégio Farroupilha (Porto Alegre)
- Colégio Dons (Porto Alegre)
- Colégio Seat (Lajeado)
Santa Catarina:
- Colégio Bonja (Joinville)
- Colégio Doutor Blumenau (Pomerode)
Paraná:
- Deutsche Schule Curitiba
- Escola Alemã de Curitiba
- Schweizer Schule (Escola Suíça de Curitiba)
- Colégio Imperatriz Leopoldina (Entre Rios)
- Colégio Fritz Kliewer (Witmarsum)
O encontro reforçou o compromisso das instituições com a excelência no ensino da língua alemã e com a preparação de seus alunos para oportunidades acadêmicas e profissionais no exterior.