Após quatro semanas na Alemanha, estudante do NAI fala sobre sua experiência
- Categoria: Educação Básica
- Data: 31/10/2023 11:00
Após quatro semanas na Alemanha, Marina Jardim, estudante do NAI 51, retornou ao Instituto Ivoti em 12 de setembro. Ela recebeu uma bolsa pelo Pädagogischer Austauschdienst (PAD). Marina é aluna da Fundação Escola Técnica Liberato Salzano Vieira da Cunha, onde cursa o 3º ano ensino técnico de Eletrônica integrado ao ensino médio e é aluna do Núcleo de Aprendizagem de Idiomas - Alemão no Instituto Ivoti.
“Visitei as cidade de Bonn, Köln, Munique, Berlim e Essen, nesta última fiquei na casa de uma família e frequentei a escola junto com a minha anfitriã. Durante esse período alguns dos lugares que visitei foram: museus, parques, o ponto mais alto da Alemanha - a Zugspitze - a Universidade de Bonn, o campo de concentração de Dachau e o Reichstag, onde fica o parlamento do país”, recordou a estudante.
Segundo Marina, a experiência foi incrível. “Além de mergulhar na cultura alemã, tive a oportunidade de conhecer muitas outras. Fiz amigos de diversos cantos do mundo, já que participantes de 15 países diferentes estavam envolvidos nesse programa”, disse.
O programa concede uma bolsa para estudantes que se destacam na língua alemã e nos estudos em geral e tem como foco fomentar a formação de estudantes estrangeiros na língua alemã. Marina participou de um processo seletivo que envolveu mais cinco estudantes de escolas do Rio Grande do Sul e Santa Catarina. Desses candidatos, apenas um poderia receber a bolsa e Marina foi selecionada. Em 2022, a oportunidade de participar do programa também foi concedida à estudante Júlia Vos, do Instituto Ivoti. Confira aqui a matéria feita com a Júlia após seu retorno.